Daily Archives: 06/11/2017

MLK Serviços Ltda

Empresa especializada na coordenação, consultoria e treinamento na Gestão da Qualidade e Times de Melhoria Contínua com a aplicação do Lean Manufacturing e Ferramentas Básicas de Análise e Solução de Problemas, TPM, Kaizen, implantação do Programa 5S´s e Programa Ideias, com foco em otimização de processos e layout.

Capacitação e formação de multiplicadores em ferramentas voltadas a melhorias. Análise de capacidade produtiva através de mapeamento de processos (VSM) e Croanálise, dimensionando processos, visando aumento da eficiência produtiva e eficácia da empresa.

Possui profissionais com mais de 20 anos de experiência em atividades realizadas em projetos em empresas situadas em diversos estados no Brasil (RS, SP, MG, MT, MS, CE, PA, RO, TO, GO) e exterior (Argentina).

MLK Serviços Ltda
http://marcelomlk.blogspot.com.br/
Novo Hamburgo – RS – Brasil
eMail: mlkconsultoria@hotmail.com
Telefone: +55 51 99828-1255

Lean Manufacturing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lean manufacturing, traduzível como manufatura enxuta ou manufatura esbelta, e também chamado de Sistema Toyota de Produção é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas “lean” incluem processos contínuos de análise (kaizen), produção “pull” (no sentido de kanban) e elementos/processos à prova de falhas (Poka-Yoke).

A Manufatura Enxuta foi desenvolvida pelo executivo da Toyota, Taiichi Ohno, durante o período de reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial. O termo foi popularizado por James P. Womack e Daniel T. Jones no livro “A Mentalidade Enxuta nas Empresas Lean Thinking: Elimine o Desperdício e Crie Riqueza“.

Foi baseado no conceito de Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing) que Eric Ries criou o conceito de Startup Enxuta (Lean Startup). Ele usou várias metodologias utilizadas pela Toyota e uniu com outras (como o Design Thinking) para criar esse conceito. Isso prova que mesmo uma metodologia utilizada para produção de carros pode ser adaptada para qualquer outra área de negócio. [1]

Um aspecto crucial é que a maioria dos custos são calculados na fase de projeto de um produto. Um engenheiro especificará materiais e processos conhecidos e custos às custas de outros processos baratos e eficientes. Isto reduz os riscos do projeto. As empresas que seguem essa metodologia desenvolvem e reencaminham folhas de verificação para validar o projeto do produto.

Os pontos-chave do lean manufacturing são:

Qualidade total imediata – ir em busca do “zero defeito”, e detecção e solução dos problemas em sua origem.

Minimização do desperdício – eliminação de todas as atividades que não têm valor agregado e redes de segurança, otimização do uso dos recursos escassos (capital, pessoas e espaço).

Melhoria contínua – redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da produtividade e compartilhamento da informação.

Processos “pull” – os produtos são retirados pelo cliente final, e não empurrados para o fim da cadeia de produção.

Flexibilidade – produzir rapidamente diferentes lotes de grande variedade de produtos, sem comprometer a eficiência devido a volumes menores de produção.

Construção e manutenção de uma relação a longo prazo com os fornecedores tomando acordos para compartilhar o risco, os custos e a informação.

Lean é basicamente tudo o que concerne a obtenção de materiais corretos, no local correto, na quantidade correta, minimizando o desperdício, sendo flexível e aberto a mudanças.