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Você sabe qual é a diferença entre business intelligence e business analytics?
São dois termos utilizados com frequência no mercado e que compartilham o mesmo objetivo – ajudar as empresas a tomar melhores decisões através de dados mensuráveis – mas diferem no método.
O business analytics conta com mais recursos de estatísticas preditivas do que o business intelligence, tornando-a uma ferramenta mais ampla e que vai de encontro às demandas das indústrias e das avaliações corporativas.
Eles são ambos componentes de uma tendência maior direcionada ao uso do big data e podem ser utilizados para complementar um ao outro nos contextos certos.
Dito isso, há pouco uso prático na elaboração de distinções claras entre business intelligence e business analytics. Não só os dois termos são usados alternadamente por grande parte da indústria, mas também, como foi mencionado anteriormente, eles compartilham os mesmos objetivos.
Do Business Intelligence ao Business Analytics
O Business Intelligence, ou BI, é uma técnica para auxiliar o gestor no planejamento estratégico. Ele é uma forma de coleta e análise de um conjunto amplo de dados de uma empresa para entender a sua performance e, a partir daí, planejar o futuro de forma mais eficiente.
Permite identificar os acertos e aquilo que não deu muito certo para corroborar as próximas decisões. Os dados no Business Intelligencesão disponibilizados em métricas estabelecidas e planilhas relativamente complexas. É aqui que o Business Analytics, ou BA, ganha espaço.
Como uma evolução do Business Intelligence, o Business Analytics chega para facilitar esse processo para ajudar a decodificar informações e auxiliar na análise de dados de forma ainda mais eficiente para a tomada de decisões operacionais precisas.
Ambos pregam o uso da informação para melhorar o desempenho, mas o Business Analytics considera que hoje a quantidade de informações produzida é cada vez maior e mais complexa, trazendo à tona a necessidade de se desenvolver uma metodologia coerente com a realidade atual.
O BA, com seu enfoque mais contemporâneo, não está ganhando tanto espaço à toa. A análise de dados aqui é mais eficiente, vai mais fundo e permite uma compreensão dos dados que vai além dos fatos concretos.
Além de mostrar o que aconteceu, como aconteceu e quando aconteceu, o Business Analytics ajuda a responder questões relativas às razoes pelas quais determinados acontecimentos ocorreram.
Assim como o BI, o BA faz uso de tecnologia e da estatística para a tradução das informações, mas permite uma investigação mais aprofundada e contínua do negócio.
Tomada de decisões
Toda empresa que já está bem estabelecida no mercado sabe que é cada vez mais importante tomar decisões com base em dados concretos, não somente na intuição do gestor, para ganhar diferenciação e destaque com maior facilidade.
Há décadas se fala em técnicas que permitem essa análise, como o Business Intelligence, mas, mais recentemente, um termo que vem ganhando cada vez mais espaço é o Business Analytics.
Ambos consistem em formas de analisar dados da empresa para respaldar decisões estratégicas em negócios. A diferença entre eles é tênue, mas ajuda a compreender a evolução das metodologias de análise de dados e como isso pode se refletir no futuro das empresas.
Dados Estratégicos
O pressuposto fundamental do business intelligence e do business analytics é sua aplicação nos dados provenientes do mercado, quer sejam sobre os consumidores ou sobre recursos, podem ser substancialmente organizados e interpretados.
Esse conceito não é diferente de alguns dos pressupostos procedentes da análise técnica da bolsa de valores ou de métricas financeiras.
O uso de dados estratégicos tornou-se uma parte importante da governança corporativa. Toda uma sub-indústria foi criada para ensinar, treinar e realizar coleta de business intelligence e analytics para outras organizações.
A consultoria de negócios não é algo que foi criado ontem; a primeira empresa de consultoria reconhecida nos Estados Unidos foi estabelecida em 1890.
Muitas fontes apontam para a introdução de computadores comerciais na década de 1950 como o início do business intelligence moderno. Até 2008/2010, todo o escopo dos dados estratégicos corporativos existia sob um guarda-chuva amplo denominado apenas por “BI”.
A terminologia mudou subitamente após esse período de tempo, quando um ramo mais centralizado em TI de business intelligence começou a ser cunhado de analytics.
Essa nova palavra de marketing mostrou números extremamente mais favoráveis entre líderes de empresas e no aumento do volume das buscas realizadas no Google.
O Business Intelligence e o Business Analytics são complementares
Mais importante do que entender as diferenças entre os dois, é perceber como as decisões de uma empresa podem ser afetadas positivamente por decisões baseadas em um estudo inteligente do seu próprio histórico.
Estão disponíveis na rede e na literatura uma infinidade de informações para se aprofundar sobre os temas e entender melhor o funcionamento dessas técnicas tão importantes à geração de insights para a sua empresa em uma época em que se faz cada vez mais necessário dar respostas rápidas ao mercado e se adaptar continuamente ao ambiente externo.