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Dica PowerBI – Atualização Incremental disponibilizada para versão Pro

Desde fevereiro de 2020, a versão Pro tem como nova funcionalidade, a Atualização Incremental , antes só disponível na versão Premium.

Mas como podemos incluir está funcionalidade em nossas análises ?

Para isto devemos realizar o processo de obtenção dos dados de uma Base de Dados (Oracle, MySQL, etc), ou utilizando uma análise já existente, EDITAR CONSULTA (Power Query).

Dentro do editor de Consultas, selecione a tabela que tem como origem o banco de dados que terá a atualização incremental adicionada em seu processo de atualização.

Com a tabela do PowerBI selecionada, clique em GERENCIAR PARÂMETROS (no Menu de opções)

Clique em NOVO para criação de um novo parâmetro. Devem ser criados 2 parâmetros que, obrigatoriamente, devem ser nomeados como RangeStart e RangeEnd.

O tipo de ambos os parâmetros deve ser DATA/HORA, e um Valor Atual deve ser informado. Coloque em RangeStart a menor data que você deseja carregar os dados do banco de origem, e no RangeEnd a data dos últimos dados existentes no banco.

Com este 2 parâmetros definidos, você deve informar um filtro na coluna que contém a data que queremos usar para a realização da Atualização Incremental. Supondo que em nossa análise esta coluna seja denominada Data Operacao, devemos criar um filtro para esta coluna.

Clique no botão ao lado do nome da coluna no cabeçalho da tabela, depois clique em Filtros de Data, e após na opção Filtro Personalizado (ao final da lista). Aparecendo a seguinte tela:

Informe, obrigatoriamente, os dados da seguinte forma:

Clique em OK.

Importante: Se você não informar os valores dos parâmetros no Filtro na forma indicada, poderá ocorrer duplicação dos dados em sua tabela do PowerBI.

Ao final deste processo, clique em FECHAR e APLICAR, para encerra o EDITOR DE CONSULTAS (Power Query) e voltarmos para o Desktop do PowerBI.

O próximo passo é vir na Relação de Tabelas, a direita da tela do PowerBI, e clicar com o botão direito do mouse sobre o nome da Tabela que realizará a Atualização Incremental.

Selecionando a opção ATUALIZAÇÃO INCREMENTAL, se esta opção não aparecer na lista de opções, ou você não atualizou sua versão Pro ainda ou não tem acesso a esta versão.

Em seguida irá aparecer a seguinte tela:

No campo TABELA deve estar o nome de sua Tabela (fVendas2019) e ative (ao lado) a Atualização Incremental.

Os próximos campos a serem preenchidos dependem de sua necessidade e de como funciona sua aplicação, Eles definem que período queremos carregar e desde quando desejamos realizar a Atualização Incremental.

Neste exemplo acima, informamos que queremos trazer os dados dos últimos 5 anos e que a atualização será sempre realizada sobre os 10 últimos dias deste período.

Tome muito cuidado com os dados informados nestes 2 campos de configuração da Atualização Incremental.

A opção de Configuração “Detectar alterações nos dados” serve para informar ao PowerBI que se ocorrer alterações em uma determinada coluna da tabela os dados atingidos pelo parâmetro “Atualizar Linhas no último” devem ser atualizados. Se você marcar esta opção de configuração, aparecerá um campo pedindo para selecionar a coluna que será usada na opção de configuração.

Já a opção “Atualizar somente dias concluídos” serve para informar ao PowerBI que os dados a serem atualizados devem ser de dias inteiros, ou seja, se você atualizar a tabela do PowerBI no meio de um dia, somente os dados até o final do dia anterior serão trazidos do banco para sua tabela no PowerBI.

Novamente, lembramos que estas configurações dependem muito de sua necessidade, e devem ser usadas com cuidado.

Após informar as configurações desejadas, clique em APLICAR TUDO, e sua Atualização Incremental estará configurada.

Boa Análise …………

Dica PowerBI – Criando origem alternativa de uma fonte de dados

Em algumas situações podemos ter a necessidade de obter os dados em origem diferentes e como podemos fazer isso de forma programada ?

Supondo que você possui uma planilha (Dados_2019.xlsx) que fica localizada no diretório C:\PowerBI\Curso\Carga1.

Mas gostaríamos que o PowerBI, quando atualizamos os dados desta planilha, caso ela não estivesse presente no diretório original (C:\PowerBI\Curso\Carga1), ele procura-se em outro diretório (C:\PowerBI\Curso\Carga2). Para isso, teríamos que realizar o processo abaixo:

  1. Realize a carga dos dados da planilha em seu diretório original (Obter Dados)

2. Após a carga dos dados, clique em EDITAR CONSULTAS

3. Ao entrar o EDITOR DE CONSULTAS clique em EDITOR AVANÇADO

4. Aparecerão os comandos de criação dos dados obtidos da planilha

5. Altere os comandos acima conforme exemplo que segue (texto em destaque) :

let
Fonte_1 = “C:\PowerBI\Curso\Carga1\Dados_2019.xlsx” ,
Fonte_2 = “C:\PowerBI\Curso\Carga2\Dados_2019.xlsx” ,
Fonte = try Excel.Workbook(File.Contents(Fonte_1), null, true) otherwise
try Excel.Workbook(File.Contents(Fonte_2), null, true) otherwise null,
Vendas2019_Sheet = Fonte{[Item=”Vendas2019″,Kind=”Sheet”]}[Data],
#”Cabeçalhos Promovidos” = Table.PromoteHeaders(Vendas2019_Sheet, [PromoteAllScalars=true]),
#”Tipo Alterado” = Table.TransformColumnTypes(#”Cabeçalhos Promovidos”,{{“Data Operacao”, type date}, {“Segmento”, type text}, {“Familia”, type text}, {“Produto”, type text}, {“Quantidade”, Int64.Type}, {“Unidade”, type text}, {“Valor Unitario”, Int64.Type}, {“Valor Total”, Int64.Type}, {“Lucro”, type number}, {“Estado”, type text}, {“Cidade”, type text}})
in
#”Tipo Alterado”

6. Clique em CONCLUÍDO, em seguida clique em FECHAR E APLICAR (editor)

Com isto, toda vez que você solicitar uma atualização dos dados da planilha (DADOS_2019.XLSX), o PowerBI procurará primeiramente no diretório C:\POWERBI\CURSO\CARGA1 se não encontrar esta planilha lá, irá procurar no diretório C:\POWERBI\CURSO\CARGA2.

Somente se não encontrar em ambos os diretórios, é que um erro irá aparecer.

Você pode fazer a busca em vários diretórios diferentes, basta adicionar quantas fontes de origem desejar na rotina de obtenção dos dados.

Boa Análise !!!

Dica PowerBI – Obtendo dados de uma Pasta

Você já deve ter precisado carregar vários arquivos que estão dentro de uma única pasta para dentro do PowerBI. Com a opção PASTA no botão OBTER DADOS é possível fazer em uma única operação.

Considerando os arquivos relacionados abaixo, armazenados em uma mesma PASTA:

IMPORTANTE: Todos devem ter a mesma estrutura de colunas, mas com dados de períodos diferentes.

Visualização dos dados pelo Excel

Proceda a obtenção dos dados (OBTER DADOS) usando a opção PASTA contida na lista completa das opções de fontes de dados do PowerBI.

Clique em Mais …

Selecione a opção PASTA e clique em CONECTAR

Aparecerá uma tela aonde é solicitado informar a pasta aonde estão armazenados os arquivos a serem carregados, clique em PROCURAR para buscar o local, e depois de informar a pasta, clique em OK

IMPORTANTE: Nenhum dos arquivos a serem carregados pode estar sendo usados (abertos) por outro aplicativo qualquer, no caso, o Excel.

Aparecerá uma tela, aonde no topo está a lista de arquivos a serem carregados, e na parte de baixo, as opções de carga.

Clique em COMBINAR e após na opção COMBINAR E TRANSFORMAR DADOS

Espere o PowerBI realizar a etapa inicial de carga dos dados, ao final será apresentada a seguinte tela:

Clique em OK, e o PowerBI passará para a etapa de TRANSFORMAR OS DADOS, abrindo o Editor de Consultas e apresentando os dados carregados para sua conferência e para alteração de algum dado que seja necessário.

Realize as alterações que, por ventura, sejam necessárias e clique em FECHAR e APLICAR

O Editor de Consultas será fechado, e o controle retornará ao PowerBI para que seja iniciada a montagem de suas análises, utilizando os dados carregados.

Nesta forma de obtenção dos dados, o PowerBI irá adicionar uma coluna em sua tabela final que indica o nome do arquivo que contém o dado da linha em análise. Esta coluna se chama NOME DA ORIGEM. (Ver figura que se segue)

O nome da Tabela criada pelo PowerBI é o mesmo que a Pasta aonde se encontram os arquivos carregados (no exemplo: Carga_de_Pasta)

A partir deste ponto, o tratamento dos dados se dá de forma idêntica aos demais tipos de arquivos que podem ser obtidos pelo PowerBI.

No caso de adicionarmos mais um arquivo na pasta aonde se encontram os dados que carregamos, basta clicarmos em ATUALIZAR que os dados referentes a este novo arquivo serão adicionados em nossa Tabela.

Adicionado arquivo com os dados de 2020

IMPORTANTE: Na pasta aonde se encontram os arquivos que carregamos não adicione qualquer outro arquivo, nem mesmo o arquivo PBIX da análise destes dados, pois o PowerBI tentará carregar TODOS os arquivos contidos na pasta selecionada.

Boa Análise …….